quinta-feira, 1 de setembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO

De acordo com o texto podemos perceber que numa sociedade atual a aprendizagem do conhecimento, não se dar só a partir da escola. Todo o conhecimento que o ser humano possui exige cada vez mais um desenvolvimento das capacidades de interpretação para que se possa assimilar. Visto que esse conhecimento assimilado poderá se converter de conhecimento verdadeiro em um saber ordenado. Já que não existe o conhecimento encontra-se em profundas mudanças, onde cada cidadão de acordo com as informações adquiridas possam opinar, construindo assim o seu próprio ponto de vista. Cabendo ao sistema educacional a formação de cidadãos mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotados de estratégias de aprendizagem que os tornarão capazes de enfrentarem novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem (Pozo e Postigo, 2000 )

Para isso, se faz necessário que os alunos adquiram uma cultura de aprendizagem a partir dos cinco tipos de capacidades para a gestão da metacognitiva do conhecimento:

*Competências para a aquisição de informação.

*Competências para a interpretação da informação.

*Competências para a análise da informação.

*Competências para a compreensão da informação.

*Competências para a comunicação da informação.

Contudo, as formas de aprender dos alunos requerem também uma mudança na forma de ensinar dos professores, buscando revalorizar a importância dos processos de aprendizagem ou de aquisição de conhecimento, já que são ferramentas poderosas para novas formas de gestão social do conhecimento. Convertendo esses sistemas culturais de representação em instrumentos de conhecimentos, apropriando-se de novas formas de aprender e de relaciona-se com o conhecimento.

0 comentários:

© 2008 *By Templates para Você*